Abas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

Hoje é feriado em algumas cidades do Brasil, em comemoração ao dia da Consciência Negra, e é marcada pela  morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência e da consciência negra.

Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador - Flickr  de Célia Cerqueira

Zumbi foi um líder polêmico: existem registros de sua bravura e coragem na defesa de seus semelhantes, assim como histórias de que ele capturava escravos que se recusavam a fugir e os mantinha presos no quilombo.

Espiritualmente, esta data nos remete à escravatura que durou muito tempo e causou à milhões de espíritos provas e expiações, cujas histórias de sofrimento e revolta até hoje ressurgem nas reuniões mediúnicas.
 
Mas, o que interessa nesta data, é a importância de que os afrodescendentes saibam de sua importância no mundo, que tenham paciência perante aos preconceitos que ainda existem, mas que também não se resignem em sofrer por causa destas diferenças. Que os exemplos de seus ancestrais, e que toda a inspiração que o plano espiritual preparou para a libertação da escravatura, sejam valorizados e assim, eles continuem lutando pacificamente pela sua dignidade na nossa sociedade.

Que 20 de novembro seja além do dia da consciência negra, seja também das consciências branca, indígena, amarela, mestiça... enfim, que todas estas raças tenham consciência que são na verdade, da mesma raça: a raça humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário